Publicado em 26 de junho, 2014, às 10h 48min
PRESIDENTES, DIRETORES E EXECUTIVOS DE SINDICATOS FORAM O FOCO

O Presidente e os Executivos do Samisca participaram nos dias 10 e 11 de junho, em Londrina, de cursos do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), parceira da FIEP.

O primeiro curso realizado no dia 10, contou com a participação de presidentes e diretores eleitos dos sindicatos. Durante uma tarde na sala de reuniões da FIEP/SESI/Londrina, 17 representantes sindicais das cidades de Apucarana, Arapongas, Bandeirantes e Londrina discutiram o tema “Gestão Estratégica do Sindicato”.

Apresentado pelo engenheiro e consultor em gestão, Helder Mendes Ribeiro, o tema abordou o associativismo, avanço dos sindicatos em um cenário digital como a realidade atual, a necessidade da criação de ambientes de negócios favoráveis a empresas do setor e projetos cooperativos.

O grupo discutiu ainda, a formação de capital social, de comitês de lideranças, de um planejamento estratégico e a criação de uma identidade sindical com uma base estratégica. “Espaço para a inovação é cada vez mais um espaço coletivo”, disse o consultor Helder e reforçou, “a estratégia de uma empresa é a estratégia do setor”.

O presidente do Sindirepa de Bandeirantes, Tamotu Oda disse que através de planejamento o seu sindicato vem aumentando gradativamente o número de empresas associadas, o que só reforça o conteúdo do curso.

“Achei extremamente importante o curso, porque nos trouxe subsídios e informações para aplicarmos no dia a dia”, disse José Carlos Bittencourt, do Sindimetal de Apucarana.

Outro participante do curso do PDA, Nelson Poliseli, do Sima de Arapongas achou positiva a atitude da CNI “em vir para o interior como faz a FIEP. Quanto mais conseguirmos agregar, mais participações, no grupo, conseguirão”.

Executivos

Dezesseis executivos dos sindicatos das cidades já citadas participaram de outro curso dirigido ao setor na manhã do dia 11 de junho. “Gestão de Projetos e Parcerias Sindicais” foi o tema, ministrado também pelo consultor Helder Mendes Ribeiro.

As ferramentas e metodologias disponíveis na gestão de projetos, de indicadores, parcerias, avaliação de resultados, montagem de agendas e articulações fizeram parte da exposição e da prática apresentados pelo curso.

“Achei muito bom. Gostaria apenas que tivesse uma carga horária maior e melhor distribuída para explorarmos mais ainda o conteúdo, que tem grande aplicabilidade nos nossos sindicatos.”, avaliou Patrícia Macedo Papa, executiva do Sivale de Apucarana.

Para Mirian Gomes do Sinduscon Norte, o curso vem somar ao planejamento estratégico da entidade, contribuindo para a capacitação do executivo e na realização de atividades do dia a dia.



Por: Ascom Fiep Londrina